Você não precisa ser um grande escritor para escrever os seus votos de casamento, mas não há dúvidas de que esse é um momento muito aguardado por seus convidados e um dos pontos altos de qualquer cerimônia.
Para começar deixe de lado todas as regrinhas que você já leu sobre votos – a regra é que não há uma regra! Seja você mesmo, escreva com suas palavras, conte a sua verdade e todos irão amar.
Evite contar (ou recontar) a sua história, isso será feito normalmente pelo seu celebrante. Combine com o celebrante caso seja seu desejo falar de algum momento especial, assim o profissional deixara de fora da narrativa principal guardando surpresa para este momento.
Pense em emocionar, mas também em entreter os seus convidados. O texto precisa fazer sentido em especial para vocês mas é importante que seus convidados entendam a mensagem principal, ter emoção, entusiasmo e muito amor. Afinal é um momento de união, celebração e alegria.
Fale em primeira pessoa quando se referir a você, é você que está fazendo os votos não é “nós, a gente, eles”
Fale sobre amor, união, companheirismo, o que um representa para o outro e sobre os planos para o futuro.
Aproveite os votos para falar de momentos que foram vividos e superados a dois e ninguém sabe, nem mesmo o celebrante (até o momento do casamento).
Evite escrever seus votos com muita antecedência, verifique com seu celebrante se ele tem necessidade de receber seus votos com antecedência de quantos dias. Normalmente 1 semana antes é suficiente.
Não revelem seus votos um ao outro em hipótese alguma! O segredo é a alma da emoção da sua cerimônia.
Não leia seus votos pelo celular, Você pode escrever em um caderninho de votos que você pode encomendar junto com a papelaria de casamento, ou mesmo em um pedaço de papel. E se você não tem o hábito de falar em público, evite aquela história de ir para o casamento com os votos de casamento na cabeça. Isso normalmente não funciona.
Dica Importante: muitas cerimônias religiosas não permitem votos personalizados, consulte seu celebrante para ter certeza.
Dicas de ouro:
- Deixe falas e lembranças tristes de fora;
- Não segur e a emoção;
- Seja breve, entre 3 e 5 minutos é um limite máximo de fala e dá para falar muito!
- Não copiem votos da internet, por favor!
- Simplicidade nas palavras e clareza na mensagem;
- Pode incluir um poema romântico, um trecho da Bíblia e até mesmo uma frase que faça sentido para vocês e tenha a ver com o casal;
- Não se preocupem com os convidados, fotógrafos, videomakers, o foco aqui são vocês!
Inspire-se!
Categorias: Destaque, Votos de casamento