Celebrante x Cerimonialista x Assessoria
Pra começar esse papinho vamos definir aqui quem é quem nesse trio?
Celebrante: é quem REALIZA a cerimônia!
Muitos casais não conhecem ou confundem celebrante com cerimonialista. Também com nomes tão parecidos fica fácil mesmo se confundir.
Padre, pastor, amigo, parente ou um profissional ecumênico – todos são celebrantes.
O celebrante é responsável por um dos principais momentos do casamento, e como dizemos por aqui, é a abertura desse grande evento e precisa ser em grande estilo.
Então agora você já saber que o celebrante é o profissional especializado que vai contar sua história de amor para ser celebrada.
Cerimonialista: é quem ORGANIZA a cerimônia!
Imagina só você noiva e tendo que organizar seu cortejo… Dificil demais até para imaginar.
A cerimonialista é quem vai cuidar não só do seu cortejo, mas também de que todos os detalhes para a cerimonia estejam em ordem.
Sim! 99% das assessoras são também cerimonialistas ou tem alguém na equipe para realizar essa função… mas… nem toda cerimonialista necessariamente é assessora! (polêmica!!!!) Dependendo da região do país que você mora a confusão entre essas duas atribuições é enorme. Então pedimos ajudinha ao senhor dicionário para definir:
Segundo o Dicio:
Cerimonialista é uma palavra derivada de cerimonial que é o conjunto de regras e etiqueta que presidem às cerimônias civis, militares ou religiosas.
Então não é errado dizer que a cerimonialista é em cuida e executa as regras do cerimonial certo?
Assessoria: é quem planeja o projeto do casamento
O Dicio nos diz que…
Assessor: Oferecer assistência profissional ou técnica; ajudar como assessor: o primo assessora o vereador na câmara.
E sim! 99,9% das assessoras planejam, organizam, executam todo o cerimonial de um casamento.
Mas afinal, o que realmente faz uma assessoria?
É difícil saber tudo que uma assessora de casamento faz antes do grande dia, é tanta coisa que esse seria um post enorme e muito chato.
Se você tem aquela amiga que já se casou e contratou assessoria, converse com ela sobre como foi essa experiência.
Ainda tem gente que acha que contratar assessoria é um luxo desnecessário e que é só pegar um planner na internet e fazer algumas pesquisas no Google ou em sites e blogs especializados em casamento que BOOM – está pronto o casamento.
Bom seria se nossa vida fosse só dar pitaco na vida dos casais que nos contratam. Que ser amiga, conselheira, psicóloga fosse o suficiente. Mas é muito mais que isso. Trabalhamos duro meses antes do casamento e muito mais no dia do casamento
Por isso que o ideal assim como a Além é que a assessoria de casamento tenha um equipe não só nos bastidores, mas também no dia do evento.
Para dar uma ideia vou listar aqui 15 macro tarefas que realizamos para os nossos alemores, entre muitas outras
- indicamos fornecedores qualificados e confiáveis.
- analisar contratos sempre defendendo os interesses do casal
- Ajudamos no planejamento financeiro alinhando as expectativas e realidades
- Conectar e traduzir os sonhos do casal com os fornecedores
- Checar todos os itens necessários antes do casamento
- Acompanhar o andamento da montagem desde o início
- Acompanhar e apoiar todos os fornecedores no dia do evento
- Organizar o cortejo dando toda atenção aos pais, padrinhos, pajem, daminhas
- Indicar aos músicos a ordem certa das músicas com a cerimônia
(olha a função cerimonialista aí gente!) - Manter noiva, noivo, mãe da noiva tranquilos
- Ter uma mala mágica que vai desde um kit costura até os itens mais inesperados para ajudar nos perrengues
- Cuidar para que o casal se alimente e garantir aquele docinho para comer depois
- Acompanha todas fotos protocolares
- Conferir quebras, adicionais, consumo de bebidas
- Ficar ate o final da festa
E isso não é nem 30% de um universo enorme de tarefas!