O que há em baixo do vestido branco?

Escolha de 9 entre 10 noivas, o vestido branco é praticamente uma unanimidade na hora da noiva dizer o tão esperado “sim”. Mas sabia que nem sempre e nem todos os países usam o branco como padrão principal para o vestido de noiva?

Pois é, séculos atrás as noivas vestiam-se de vermelho, dourado, verde e, inclusive, preto. Antigamente o que importava era o luxo e a beleza e não a cor. O vestido dizia muito não só sobre a noiva, mas principalmente sobre as posses das famílias, já que o matrimônio era fruto de contratos comerciais.

Ainda hoje associamos o vestido branco da noiva à pureza, inocência e até castidade (?), mas o que se sabe é que a origem da tradição de usar branco no dia do casamento está relacionada a outros fatores culturais, como o casamento de três rainhas e a cerimônia de coroação de Napoleão Bonaparte.

Mas a história mais provável e também mais conhecida sobre o costume de usar vestido branco surgiu no século XVI graças à Rainha da Escócia, Mary Stuart, que optou por vestir branco no seu casamento em homenagem à família materna, cujo brasão tinha essa cor. Outros associam essa tradição a Rainha da França, Maria de Médici, que decidiu casar-se com um traje branco com detalhes dourados e bastante decote para a época.

Seja qual for a origem ou motivo, não se pode negar que o branco segue firme e forte entre os preferidos das noivas, mesmo já se encontrando algumas variações da brancura total como o o pérola, champagne, off white, a cor clara vence.

E como a gente está aqui para explicar mas também questionar fica a pergunta:

Seria essa uma tradição possível de se quebrar?

Você se casaria de preto?

Pois a nossa noiva Vanessa casou e simplesmente tremeu o chão com tanta beleza!

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/por-que-noiva-se-casa-branco.htm

Você também pode gostar...